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Obs: A estrutura do blog não permite colocar a linha dos includes corretamente, ao passar o código para o compilador favor preencher essa linha corretamente

domingo, 14 de novembro de 2010

Struct

Na linguagem C, uma estrutura “Struct” é uma coleção de variáveis referenciadas por um nome, fornecendo uma maneira conveniente de se ter informações relacionadas agrupadas. Uma de definição de estrutura forma um modelo que pode ser usado para criar variáveis de estruturas. As variáveis que compreendem a estrutura são chamadas membros da estrutura, campos ou elementos da estrutura.
Abaixo temos o exemplo de uma struct:

Struct Pessoa
{
char nome;
int idade ;
char endereco;
};

Typedef

A Linguagem C permite definir explicitamente novos nomes de tipos de dados usando-se a palavra reservada typedef. Não se cria um novo tipo de dado, mas, ao contrário, define-se um novo nome para um tipo existente. Este processo pode auxiliar programas dependentes de máquinas a serem portáveis; somente a declaração typedef tem de ser modificada. Ele também auxilia na documentação do seu código por permitir nomes descritivos para tipos de dados padrões. A forma geral da declaração typedef é da a seguir:
Typedef tipo novo_nome;

Para dar um novo nome a struct Pessoa podeiamos fazer como a linha abaixo:
Typedef struct Pessoa apelido
Veja um exemplo já em linguagem c porém não esqueça que por limitações do blog nas linhas que mostram as bibliotecas stdio.h e stdlib.h você terá de refazer manualmente, evite copiar e colar.


/* Exemplo basico de struct. */

#include
#include

struct funcionario // nome da struct
{
char nome[50]; // membros da struct funcionario
int idade;
char endereco[50];
float salario;
};
/* Na linha abaixo criamos um novo nome para struct funcionario,
colocaremos um apelido "func"
*/
typedef struct funcionario func;

/* Repare que criamos a struct e o novo tipo fora da função main*/

int main( )
{
/* Na linha abaixo vamos declarar uma variavel chamada colaborador,
essa variavel é do tipo "func" tipo criado apartir da struc funcionario*/

func colaborador;

printf(" Digite o nome do Colaborador: \n");
gets(colaborador.nome);
/* Na linha acima usamos a função "gets" para capiturar a string digitada
pelo usuário, para acessar ou incluir o valor em um membro basta colocar após
o nome da variavel o operador ponto " . " e nome do membro ex: colaborador.nome*/

printf("\n Digite a idade do colaborador: \n");
scanf("%d",&colaborador.idade);
/* Na linha acima vamos inserir a idade do colaborador. */

printf("\n Digite o endereco do colaborador: \n");
fflush( stdin );// função para limpar buffer
gets(colaborador.endereco);
/* Agora vamos inserir o endereço do colaborador. */

printf("\n Digite o salario do colaborador: \n");
scanf("%f",&colaborador.salario);
/*Na linha acima vamos inserir o salario do colaborador */

/* Agora vamos imprimir os valores, para imprimir os valores dos registros
tambem chamamos os valores com o nome da variavel seguido do operador ponto "."
e do nome do campo a ser impresso */
printf("\n Nome do colaborador:\n %s",colaborador.nome);
printf("\n Idade do colaborador:\n %d",colaborador.idade);
printf("\n Endereco do colaborador:\n %s",colaborador.endereco);
printf("\n Salario do colaborador:\n R$ %.2f \n",colaborador.salario);


system("PAUSE");
return 0;
}

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